Reportagens

Provedores desenvolvem ofertas para suportar aplicação específica

Por Inaldo Cristoni | Para o Valor, de São Paulo

A voz corrente no mercado é que não vai demorar muito para que a computação em nuvem seja adotada por um universo grande de empresas, inclusive as que não fazem parte do setor de tecnologia da informação (TI). A garimpagem de potenciais clientes fora dessa área já começou: muitos provedores estão aproveitando a oportunidade para desenhar ofertas que suportam aplicações específicas.

Uma delas é a israelense eWave MD, que em meados do ano passado lançou no mercado brasileiro o software Artec, desenvolvido para aplicação em telemedicina. O fato de rodar em nuvem permite a realização de uma série de procedimentos médicos a distância, de consultas e exames laboratoriais à emissão de laudos, diagnósticos e prescrição de medicamentos.

A solução foi desenhada para permitir o atendimento a populações e comunidades remotas e em regiões rurais que não têm acesso a médicos e hospitais. Com esse sistema, o médico pode supervisionar a distância o trabalho de uma equipe técnica previamente treinada, explica Nimrod Riftin, CEO da eWave. "A conexão é pela internet, mas nas regiões em que não há infraestrutura, a comunicação pode ser via satélite", diz.

As aplicações são hospedadas em dois data centers de parceiros localizados em Belo Horizonte e em Curitiba. Além do software, a eWave inclui no pacote de ofertas equipamentos e ferramentas para a realização dos exames, tais como aparelhos de eletrocardiograma, medidor de temperatura do corpo e da pressão arterial, frequência cardíaca, oxigenação, balança de precisão, estetoscópio eletrônico, microscópio e sistema de videoconferência, entre outros.

Segundo o executivo, o Artec já é utilizado no modelo em nuvem nos Estados Unidos, Israel, Índia e Etiópia. No Brasil, a eWave mira como potenciais usuários do software hospitais e organizações não-governamentais (ONGs), principalmente. A expectativa é cobrir aproximadamente 50 cidades brasileiras por meio de quatro contratos que deverão ser assinados até o final do ano.

Com o Fielo Loyalty, construído na plataforma Salesforce.com, a Valuenet oferece ao mercado uma ferramenta para criação e gerenciamento de programas de incentivos e de finalidade. O foco são as empresas que se relacionam com consumidor, as que lidam outras empresas e a área de recursos humanos das corporações. Atualmente, o software é utilizado por dez clientes, somando mais de 200 mil usuários, a maioria dos quais está fora do Brasil.

Leia a reportagem completa clicando aqui.



Reta Sistemas lança versão de sistema eDucanet para aplicação na nuvem



Lançado há 20 anos pela Reta Sistemas, o sistema de gestão de escolas da rede pública de ensino eDucanet ganhou uma nova versão e agora está disponível no mercado para aplicação na nuvem. A proposta é aumentar a eficiência na gestão do ensino público municipal e estadual, eliminando a necessidade de investimentos adicionais do Poder Público em infraestrutura de tecnologia da informação (TI). Com a adoção do eDucanet no modelo de computação em nuvem não há a necessidade de aquisição de servidores e nem de pessoal de suporte à rede corporativa, para garantir a alta disponibilidade do sistema, que é acessado via internet.

O sistema é composto por módulos que podem ser implantados de acordo com o projeto de informatização de cada secretaria de Educação. Entre as principais funcionalidades dos módulos estão: - Gestão das unidades escolares (unidades de ensino, salas, laboratórios, refeitório e outros), reformas, cadastro; controle de orçamento e solicitações de verbas;

Leia a reportagem completa clicando aqui.